FILOSOFIA E HISTÓRIA DO COMPORTAMENTO HUMANO ATRAVÉS DOS TEMPOS
 

O verdadeiro amor é como os fantasmas.

Todos falam nele, mas ainda ninguém o viu."

Fide da Roche

 

"Não procuro alguém perfeito e sim alguém cujos

defeitos não pareçam tão graves para mim."

Eryka Waleska

 

No fim tudo dá certo, se ainda não deu certo

é porque ainda não chegou o fim."

Goethe

 

"Há o amor...que nasce não sei onde,

vem não sei como e dói não sei porquê..."

Carlos Drummond de Andrade

 

"As pessoas entram na nossa vida por acaso,

mas não é por acaso que elas permanecem."

Lilian Tonet



Escrito por APAM às 16h51
[] [envie esta mensagem]


 
 
A VAQUINHA
 

Um Mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo quando avistou ao longe um sitio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita. Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.

Chegando, constatou a pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeira, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas.

Então se aproximou do senhor, aparentemente o pai daquela família, e perguntou:

-Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?

E o senhor calmamente respondeu:

-Meu amigo, nos temos uma vaquinha que nos da vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e a outra parte nos produzimos queijo, coalhada, etc. para o nosso consumo e assim vamos sobrevivendo.

O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou:

-Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a, jogue-a lá em baixo.

O jovem arregalou os olhos espantado e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas, como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem. Assim empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.

Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos e um belo dia ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar naquele mesmo lugar e contar tudo aquela família, pedir perdão e ajuda-los. Assim fez, e quando se aproximava do local avistou um sitio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim.

Ficou triste e desesperado imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sitio para sobreviver.

Apertou o passo e chegando lá, logo foi recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava ha uns quatro anos e o caseiro respondeu:

-Continuam morando aqui.

Espantado ele entrou correndo na casa e viu que era mesmo a família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha) :

-Como o senhor melhorou este sitio e esta muito bem de vida?

E o senhor entusiasmado, respondeu:

-Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Dai em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades, que nem sabíamos que tínhamos. Assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora.

PONTO DE REFLEXÃO

Todos nos temos uma vaquinha que nos da alguma coisa básica para sobrevivência e uma convivência com a rotina. Descubra qual e a sua. Aproveite esse novo ano e a proximidade do final do milênio para empurrar sua "vaquinha" morro abaixo.



Escrito por APAM às 11h18
[] [envie esta mensagem]


 
 

PESSOA

"De tudo ficam três coisas: a certeza de que estamos sempre começando, a certeza de que é preciso continuar, e a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminarmos. Fazer da interrupção um caminho novo, da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro."

Fernando Sabino

Sorria.

Não fique trancado, frio, distante, perante os outros. Pior ainda é permanecer duro e impassível ante o sorriso recebido.

Sorrir é norma de sadia educação e cria as condições para o diálogo amigo.

O sorriso beneficia a sua paz interior. Faz entrar em você a energia da alegria, que gera a paz.

Destranque-se. Desperte o sorriso sincero.

O sorriso marca as pessoas que se querem bem.

Lourival Lopes

 

A crítica encontra campo frutífero quando exercida no nosso mundo interno. E a ponderação cresce e faz crescer a nossa amizade em todos os rumos. O mal merecedor de comentários é aquele que fazemos; em referência aos outros, o resguardo nos traz confiança de que todos se esforçam para o melhor.

(João Nunes Maia).

"Perdoar significa vergar sem quebrar, ser suficientemente forte para suportar o grande peso da injúria, mas flexível o bastante para se recuperar. Perdoe !"

David W. Schell

"Eis a razão de viver bem consigo mesmo: tudo passa, pois todos somos viajores do universo, porém só nós viveremos eternamente com nós mesmos."

Huberto Rohden



Escrito por APAM às 07h52
[] [envie esta mensagem]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 


HISTÓRICO
 22/10/2006 a 28/10/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 16/01/2005 a 22/01/2005
 02/01/2005 a 08/01/2005
 19/12/2004 a 25/12/2004
 12/12/2004 a 18/12/2004
 05/12/2004 a 11/12/2004
 07/11/2004 a 13/11/2004
 17/10/2004 a 23/10/2004



OUTROS SITES
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!